Treinamento de novos tutores: uma discussão e reflexão sobre o início de uma nova função […]

Treinamento de novos tutores: uma discussão e reflexão sobre o início de uma nova função e importância do seu papel no contexto EaD

IV SEPEaD – Seminário de Pesquisa em EAD “Desafios para o futuro da EaD” (2012)

Texto Completo: [PDF]

Autores: Marina KeikoNakayama, Carolina Schmitt Nunes, Mauricio Seiji Rezende, Ricardo Azambuja Silveira, Maricel Torres

Resumo: O artigo tem como objetivo descrever um processo de treinamento para tutores que envolveu a auto avaliação e a reflexão sobre o início de uma nova função e da importância do seu papel no contexto do ensino a distância. O processo de treinamento possibilitou o compartilhamento de experiências entre tutores com diferentes experiências e o facilitador, além da oportunidade de aprender sobre os indicadores de desempenho de tutores. O resultado do processo foi satisfatório na medida em que os participantes puderam ouvir especialistas em comunicação e pedagogia no ensino a distância, bem como, problematizar e discutir sobre as suas expectativas, temores e desafios no desempenho das novas funções de tutor. Igualmente, a auto avaliaçãoe a reflexão sobre os critérios e indicadores que apresentam o que faz e como trabalha um tutor consciente da importância do seu papel no contexto de um curso a distância.