Projeto 1

Relações Interpessoais e a Confiança: a Mediação por Ambientes Virtuais
de Ensino Aprendizagem em Busca da Criação e Compartilhamento do Conhecimento

Projeto financiado pela FAPESC, sob termo de outorga 6341/2011-0 (Edital Universal 2009) – 2010 – 2012

Descrição:
O estudo sobre as relações interpessoais e a confiança em ambiente virtual e semi-virtual de ensino e aprendizagem deve ser considerado na medida em que estamos conscientes que muitas das dimensões dessas relações são significativas para a evolução e desenvolvimento do ser humano e do processo em si. Este estudo assim objetiva Estudar e criar alternativas e possibilidades de solução para a melhoria nas relações interpessoais em ambientes virtuais e semi virtuais de ensino e aprendizagem considerando a confiança, os níveis de confiança, a criação e o compartilhamento do conhecimento. O processo de construção da pesquisa deverá pautar-se pelo estudo do tema como uma parte fundamental das relações interpessoais nesses ambientes. Por meio da pesquisa bibliográfica, pretende-se analisar os diversos pensamentos, ideologias e realidades locais, tendo como suporte documentos oficiais, bancos de dados e relatórios de gestão. Também serão coletados materiais de home-pages, e outras fontes das instituições envolvidas. Técnicas de levantamento de dados: Entrevistas (por moodle, skype, MSN, telefone e ou presencial entre outras opções), questionário, observação sistemática e observação participante e base de dados das instituições pesquisadas. Tratamento dos dados: Análise interpretativa O estudo estará fundamentado nas ações nos pólos do Estado de Santa Catarina atendidos pela Universidade Federal de Santa Catarina. A amostra foi intencional, tendo em vista a acessibilidade e as relações já existentes entre pesquisadores pertencentes à instituição. O corpo social compreendendo os alunos, os tutores, os professores, os gestores e os especialistas são pessoas vivenciando muitos tipos de experiências. Experimentam as possibilidades de continuar os estudos residindo em cidades distantes das cidades onde há cursos presenciais, as possibilidades de resolver dúvidas tanto com o professor quanto com o tutor em cursos presenciais e a distância, as possibilidades de conversar com os colegas.

Pesquisadores:
Marina Keiko Nakayama (Coordenadora), Andressa Sasaki Vasques Pacheco, Ricardo Azambuja Silveira, Fernando José Spanhol, Maurício Rissi, Carolina Schmitt Nunes.

Publicações oriundas do projeto:
– NUNES, Carolina Schmitt ; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques ; NAKAYAMA, Marina Keiko ; MELO, Pedro Antônio de; RISSI, Maurício . CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO EM EAD. RENOTE. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 9, p. 1/10-10, 2011.
– NUNES, Carolina Schmitt ; MELO, Pedro A. ; NAKAYAMA, Marina Keiko ; PACHECO, Andressa Sasaki Vasques . ANÁLISE DA CRIAÇÃO E COMPARTILHAMENTO DO CONHECIMENTO NO CURSO DE ADMINISTRAÇÃO A DISTÂNCIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA PROJETO PILOTO. In: 8 Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, 2011, São Paulo. 8 Congresso Internacional de Gestão da Tecnologia e Sistemas de Informação, 2011.
– NUNES, C. S. ; REBELO, S. ; SELIG, P. M. ; SILVA, A. R. L. da ; Nakayama . Knowledge Sharing Among Agents in a Distance Education Undergraduate Course at Universidade Federal de Santa Catarina. In: 9 CONTECSI International Conference on Information Systems and Technology Management, 2012, São Paulo. Knowledge Sharing Among Agents in a Distance Education Undergraduate Course at Universidade Federal de Santa Catarina, 2012.